Como a avaliação psicológica contribui no contexto organizacional

Caqui Verde
3 de Maio de 2018
Qual é o valor do seu tempo?
14 de junho de 2018

Como a avaliação psicológica contribui no contexto organizacional

A Avaliação Psicológica é um processo técnico-científico de coleta de dados, realizado com pessoa ou grupos, que tem por finalidade o estudo e interpretação de informações dos fenômenos psicológicos.

Durante o processo de avaliação são utilizados testes, técnicas, entrevistas e observações a fim de averiguar diferentes aspectos psicológicos, como: emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, dentre outros.

Empresas

Dentro do contexto organizacional, a avaliação psicológica pode fornecer importantes informações para a tomada de decisão no momento da seleção de novos profissionais. Ela pode identificar potencialidades e dificuldades de cada colaborador e guiar o desenvolvimento de competências necessárias ao trabalho. Além disso, também possibilita à indústria adotar medidas preventivas em relação à saúde mental dos trabalhadores, auxiliando na redução dos riscos de acidentes de trabalho, dos índices de absenteísmo e afastamentos ocasionados por transtornos mentais.

Neste sentido, são inúmeras as contribuições da avaliação psicológica para os colaboradores, bem como as empresas.

 

Isabelle Rolim – Psicóloga

 

Leia também: Pessoas evoluídas formam equipes