Covid-19 provoca mudanças comportamentais

Lifelong Learning – O aprendizado ao longo da vida
14 de julho de 2020
Trabalho em Equipe na Logística 4.0
1 de outubro de 2020

Covid-19 provoca mudanças comportamentais

Cada crise traz riscos e oportunidades. A pandemia global criou uma mudança rápida e drástica na forma como as pessoas vivem suas vidas, provocando mudanças nos hábitos comportamentais. Segundo pesquisa realizada pela Mintel, a preocupação com a saúde mental, em alimentar-se de forma saudável, cuidar com meio ambiente e manter contato com a familiares e amigos se tornaram as prioridades pessoais dos brasileiros. Confira:

Como podemos observar, a preocupação maior das pessoas se concentra na saúde mental devido à fatores como isolamento social, medo, incerteza com o futuro, mudança no ritmo das relações sociais. Esses e outros fatores podem culminar em transtornos como depressão e ansiedade (ou mesmo em brigas, divórcios, etc).

 

As medidas de distanciamento social em curso e a presença do vírus significam que as pessoas têm que se adaptar ao “próximo normal” e, consequentemente, suas expectativas estão mudando. Esse cenário terá um impacto duradouro na maneira como as pessoas veem a si mesmas e a seus mundos externos. Todo mundo sofreu algum nível de mudança em seu estilo de vida, o que impactou em novos hábitos e novas percepções sobre como querem viver neste mundo e onde querem concentrar suas energias, aprendendo a viver de maneira mais consciente.

A pandemia vai passar, porém o autoconhecimento é para sempre. A psicóloga da Sagicon, Sandra Mara Duarte Pierozan, explica que “muitas vezes, quando ouvimos falar de autoconhecimento o que vem em mente é meditação, retiro… quando na verdade, o autoconhecimento é a busca por saber quem você é e qual o seu propósito”. Trata-se de um processo de voltar-se para dentro de si para entender quem você é, sua identidade, como funciona suas tomadas de decisões, o que aumenta seu potencial, o que te move ou te limita. “Você descobre suas capacidades, suas motivações, seus medos, crenças, valores, habilidades, propósito e emoções”, completa Sandra.

 

As descobertas reveladas pelo autoconhecimento podem trazer benefícios em todas as áreas da vida, sendo inúmeros os benefícios, como: reagir de forma diferente a situações adversas; descobrir sua vocação – seja ela profissional ou pessoal; administrar o medo; sentir-se mais confiante e ver a vida e os problemas sob uma nova ótica. Habilidades essas muito importantes durante e após a pandemia.

 

Precisa de ajuda nesse processo? A Sagicon pode te ajudar. 

Agende um horário agora mesmo: 

📲 (41) 99966-4522