O que é Orientação Profissional?

Tome a atitude necessária para ser protagonista da sua vida, embarque no TCAL
7 de Fevereiro de 2019
[Dia da Mulher] Elas querem voz!
6 de Março de 2019

O que é Orientação Profissional?

A Orientação Profissional é uma poderosa ferramenta que tem por objetivo ajudar as pessoas a se encontrarem profissionalmente. Há dois grandes momentos que esse serviço pode ser utilizado:

orientação profissional

Primeiro, quando o adolescente e jovem têm necessidade de escolher a primeira profissão. É um período muito delicado porque muitas variáveis estão em jogo e a INSEGURANÇA predomina em quem está a escolher e também na família, que geralmente não consegue auxiliar nesse gerenciamento porque faz parte do processo. E, nesse caso, a Orientação Profissional trabalha competências e habilidades importantes e vem dar suporte ao jovem para que tome uma decisão com mais segurança com relação a qual profissão seguir.

Orientação Profissional

O segundo momento em que a Orientação Profissional atua é quando o jovem, que geralmente já está no ensino superior, às vezes há um, dois ou até mesmo há três anos e está insatisfeito e infeliz com o curso que escolheu. Muito provavelmente esse jovem não se beneficiou do processo de orientação profissional no momento da escolha da profissão. Inseguro com a escolha, é na prática, é na vida real que serão observadas as consequências de uma escolha não assistida devidamente por um profissional. Nesse caso, além da insegurança que já está presente, existe a frustração dos projetos, dos sonhos. No entanto, a orientação profissional pode auxiliar quanto a redefição da trajetória acadêmica desse jovem e ajudar a restaurar a autoconfiança e permitir uma nova escolha profissional – baseada em evidênicas, perfil comportamental, etc.

Quem pode participar e se beneficiar com a Orientação Profissional?

Adolescentes e jovens que estejam em processo de escolha de qual carreira universitária vão seguir. E jovens universitários que estão insatisfeitos com a carreira que escolheram e pensam em desistir do curso ou já desistiram e querem iniciar uma curso superior.

Quais os benefícios da Orientação Profissional?

  • Intensivo processo de autoconhecimento;
  • Escolher a carreira universitária com segurança;
  • Diminuir a possibilidade de desistir da carreira universitária;
  • Otimizar o investimento financeiro porque escolhas equivocadas podem gerar alto custo;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências.

Qual o funcionamento e duração da Orientação Profissional?

A Orientação Profissional da Sagicon é realizada pelo Psicólogo Jefferson Oliveira (CRP 08/15345), que possui 10 anos de experiência no trabalho com jovens e adolescentes.

Diferente do que podem pensar, a Orientação Profissional não é apenas um teste psicológico que te dá um curso a ser seguido, mas se trata de um PROCESSO de intenso autoconhecimento que pode durar até de 10 a 12 sessões. E é esse processo que é o diferencial e trará segurança na hora da escolha.

Nesse processo, sim, são aplicados testes de uso exclusivo do Psicólogo, mas não somente eles. São realizadas entrevistas clínicas, atividades projetivas, definição do perfil comportamental, etc. Com adolescentes os pais são convidados a participar ativamente do processo.

 

Leia também: Realização x Frustração – Como escolher sua carreira?