Quarentena Produtiva | Invista no seu futuro com o PDI da Sagicon

Protagonista da transformação: qual o seu papel em tempos de covid-19?
25 de Março de 2020
Relações Autênticas | Você sabe reconhecer?
9 de junho de 2020

Quarentena Produtiva | Invista no seu futuro com o PDI da Sagicon

Sabemos que esse momento de isolamento social pode ser difícil para algumas pessoas. Mas pode ser um momento para aprender coisas novas e  repensar as iniciativas de melhoria pessoal, estratégias essas utilizadas para concretizar objetivos pessoais e profissionais. 

Em meio a esse cenário, a Sagicon está dando continuidade ao Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), adaptado ao distanciamento social para prevenção de contágios pela COVID-19, promovendo a qualificação profissional através de ações remotas.

O trabalho de ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL visa orientar as pessoas sobre seus comportamentos que corroboram com o stress e com os problemas de relacionamento, assim como traçar avaliar seu perfil de personalidade e traçar ações futuras.

 

E como funciona?

Iniciamos os trabalhos com a entrevista individual. Em seguida são aplicados os testes (com envio do laudo psicológico). O trabalho é concluído com a devolutiva individual e estruturação do Plano individual de desenvolvimento.

Cronograma de ações:

Atividades

Duração aproximada

Entrevista Individual Inicial

1 hora

Aplicação do teste

(será enviada o laudo psicológico)

Máximo – 2 horas

Devolutiva individual e

Estruturação do Plano individual de desenvolvimento

2 sessões de 60 min cada

 

Teste Psicológico

A aplicação do Teste Psicológico NEO PI-R tem por objetivo avaliar o indivíduo a partir de suas formas de pensar, sentir e agir partindo do pressuposto que as características da personalidade são consistentes e duradouras. Essa avaliação possibilita alcançar a compreensão da personalidade a partir da exploração sistemática de um conjunto de traços significativos através de 5 fatores:

 

  • NEUROTISCISMO 

 

(Vulnerabilidade – Ansiedade – Raiva – Depressão – Embaraço – Impulsividade)

Contrasta o ajustamento ou estabilidade emocional e o mau ajustamento, avaliando o estresse emocional, a fobia social, depressão, hostilidade, e ainda os afetos negativos que passam pelo medo, vergonha, raiva, tristeza, culpa e nojo.

 

  • EXTROVERSÃO 

 

(Acolhimento Caloroso – Gregarismo – Assertividade – Atividade – Busca de Sensações – Emoções Positivas)

Extrovertidos são sociáveis. A sociabilidade é um traço que compõe o domínio. Vale lembrar que a extroversão também é um fator que determina o interesse por ser empreendedor.

 

  • ABERTURA A EXPERIÊNCIAS 

 

(Fantasia – Estética – Sentimentos – Ações Variadas – Ideias – Valores)

Trabalha a imaginação ativa, sensibilidade estética, atenção aos próprios sentimentos, preferência pela variedade, curiosidade intelectual e independência de julgamento.

 

  • AMABILIDADE 

 

(Confiança – Franqueza – Altruísmo – Complacência – Modéstia – Sensibilidade)

Trata-se da predisposição a sensibilizar-se pela situação dos outros e colocar-se no lugar dos outros.

 

  • CONSCIENCIOSIDADE

 

(Competência – Ordem – Senso de Dever – Esforço por Realizações – Autodisciplina – Ponderação)

Destaca-se a atenção ao controle dos seus impulsos. A maioria dos indivíduos aprende a administrar seus desejos, sendo assim, o autocontrole está ligado diretamente a boa condução de tarefas, planejamento e organização.

 

Feedforward 

O Feedforward é a última etapa do processo. É um método de aprendizagem que utiliza a visão de um objetivo a ser alcançado para mobilizar o indivíduo. Olhamos para o futuro, para aquilo que a pessoa pode ser dentro do seu contexto. 

A motivação é concretizar algo que a pessoa deseja para si mesma e que faz todo sentido para ela. A devolutiva individual do teste psicológico visa avaliar o perfil de personalidade e a situação emocional com que o mesmo se encontra para contribuir com o desempenho da sua função. O olhar psicológico nos permite compreender as amarras que nos impedem de ser quem desejamos ser e criar estratégias de ação para o momento de vida que está inserido.

 

Como usar um Plano de Desenvolvimento na vida e na carreira?

Sabe aquela habilidade que você sempre quis desenvolver, mas, por falta de tempo nunca conseguiu? Ou aquela técnica que, se fosse do seu domínio, melhoraria seu desempenho no trabalho, mas, por várias razões, você postergou?

Com o PDI você pode aprender e desenvolver diversos conhecimentos, habilidades e atitudes.Ele auxilia não só a vida profissional, mas também na vida pessoal. Você pode usá-lo como um guia, devido ao seu potencial de organizar ações planejadas de forma madura e responsável . 

 

Aproveite essa quarentena para ampliar suas possibilidades com a Sagicon!

 

Conheça um pouco sobre os Instrutores da Sagicon:

Sandra Mara Duarte Pierozan

Formada em Pedagogia e Psicologia, Especialista em Docência no Ensino Superior e em Psicoterapia fenomenológica-existencial. Trabalha há 19 anos como psicoterapeuta clínica. Desde 1998 trabalha com a Educação. Foi professora do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Cursos Técnicos, Faculdades e Universidades. Lecionou em diversas instituições de ensino e trabalhou como orientadora educacional, coordenadora de projetos pedagógicos e supervisora de estágio clínico e organizacional. Sempre conciliou o trabalho da pedagogia e da psicologia e atualmente está voltada para o mundo corporativo, com programas de educação continuada. É consultora de empresas, trabalha com formação de líderes, aconselhamento profissional e em programas de treinamento com foco na gestão de pessoas e inteligência emocional. Participou do I Fórum Brasileiro de Negócios Criativos on line, ministrando a palestra “As Possibilidades da Vida são criadas”.  Já ministrou palestras, workshops, cursos e treinamentos em empresas de abrangência nacional, como: Unimed, CELEPAR, Copacol, Ecovia, Ecocataratas, C Vale, Kringers, Frimesa, Vivo, Hospital Angelina Caron, Provopar, Eucatur, Notável Móveis, Globoaves, Secretaria de Saúde e Educação do Estado do Paraná, dentre outras. É Mentora de gestores de grandes empresas realizando aconselhamento profissional e psicoterapia na abordagem fenomenológica-existencial. Instrutora da Sagicon de treinamentos pela SESCOOP.

 

Isabelle de Freitas Rolim

Psicóloga, graduado pela UNIPAR. Especialista em Neuropsicologia pela Sapiens. Fez residência multiprofissional em Saúde do idoso pela Secretaria Municipal de Curitiba. Atuou no Hospital Zilda Arns realizando atendimentos psicológicos para pacientes e seus familiares , enfermeiras, UTI e ambulatórios da instituição.  Atualmente atua com atendimento clínico através da abordagem Fenomenológico-Existencial. Realiza avaliação psicológica e neuropsicológica no ambiente clínico e organizacional. Coordena grupos de estimulação cognitiva para adultos e idosos, empregando técnicas da neurociência. Também ministra aulas e palestras sobre saúde mental e cognição humana. Responsável pelas testagens e avaliações psicológicas da Sagicon.