Profissão: Psicólogo

LIKES | A ilusão do sucesso
19 de julho de 2019
SETEMBRO AMARELO | O trabalho adoece?
9 de setembro de 2019

Profissão: Psicólogo

27 de agosto, Dia do Psicólogo.

Quando digo que sou psicóloga, muitas pessoas usam a frase: “Já vai me analisar!” Prontamente respondo: “Todo mundo analisa todo mundo! Já o psicólogo, nas suas relações, costuma interessar-se em compreender quem é aquela pessoa que está ali…” Risadas e a quebra de gelo. É muito interessante o impacto que a Psicologia gera nas pessoas. Nestes anos de formada e experiência profissional a forma de ser e de fazer a psicologia vem mudando, da mesma forma que a percepção que a sociedade tem da nossa profissão também não é a mesma. A Psicologia e suas pesquisas estão em vários contextos e fazendo a diferença na vida das pessoas.

Conheço vários psicólogos e tenho muito orgulho da minha classe profissional, justamente pela grandiosidade das atividades desenvolvidas nas mais diversas áreas de atuação.

A PSICOLOGIA é uma ciência que estuda e compreende o Ser Humano, seu comportamento, as funções mentais, emocionais e as relações que estabelece. Além disso, contribui para a saúde mental e emocional das pessoas, instigando o desenvolvimento e crescimento em todos os âmbitos da vida. Este ano essa ciência completa 57 anos de pesquisas e trabalhos no Brasil, e já foram muitas conquistas neste período. Em meio aos modismos de teorias que enquadram o ser humano em rótulos prontos, a Psicologia é encontro e relação, que respeita a singularidade, a diversidade e a subjetividade humana.

Para homenagear todos os Psicólogos perguntei para alguns colegas/amigos, o que a psicologia representava para eles. Admiro cada um citado neste texto e tantos outros que pelo engajamento e profissionalismo, enriquecem a nossa profissão.

Confira:

dia do psicologo

dia do psicologo

dia do psicologo

dia do psicologo

dia do psicologo

dia do psicologo

dia do psicologo

Após ler os depoimentos, imagino as várias experiências e vivências que foram necessárias para a construção destas percepções. Um dos maiores prazeres de ser PSICÓLOGO é conhecer as pessoas na sua transparência, nas suas particularidades. Poder fazer parte do processo de descobertas e buscas de sentido é o que me motiva.
Tive muitos momentos marcantes nessa trajetória da psicologia em minha vida. Foram alunos, estagiários, participantes de palestras ou treinamentos e muitas pessoas nas sessões de psicoterapia, em cada contexto foram vivências que marcaram.

 

“Há alguns anos atrás, quando conheci a Sandra, diria que ela é a responsável pela pessoa que tenho me tornado.Hoje, após algum tempo de terapia digo que eu sou a responsável pelas mudanças que aconteceram comigo, mas que ela foi e é, sem dúvida, a facilitadora de todo esse processo.Pois ela me ajudou a entender que apenas eu sou responsável pela minha vida e minhas escolhas. Com a orientação dela, eu pude compreender que nós somos seres em transformação. Que não nascemos prontos, nem estamos fadados a um destino. Nós construímos o nosso destino.” R.Z.C.

 

Depoimentos como este corroboram para a realização profissional, quando o sentido do trabalho transcende a função que exerce em si, mas proporciona uma missão de vida.

dia do psicologo

Sandra Pierozan
Psicóloga Clínica e do Trabalho
CRP 08/08977
Curitiba – PR