Relações Autênticas | Você sabe reconhecer?

Quarentena Produtiva | Invista no seu futuro com o PDI da Sagicon
14 de Abril de 2020
Lifelong Learning – O aprendizado ao longo da vida
14 de julho de 2020

Relações Autênticas | Você sabe reconhecer?

Nesse Dia dos Namorados, queremos resgatar a importância do amor, das relações, que estão ainda mais intensificadas neste período de Distanciamento Social. Quando estamos nos relacionando autenticidade reconhecemos que a balança positiva tem maior peso. Esse equilíbrio entre ele e eu, numa receita bem subjetiva de tentativas, acertos e erros é o que dá sabor à vida. Saboreie!

Muitas pessoas procuram um amor para preencher suas vidas, alguém que as faça sentir completas. Elas têm a firme convicção de que após achar esse “alguém especial”, sua vida será sempre feliz. 

“Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, só é mais rápido.”

Esse trecho da crônica “Sacanagem”, de Martha Medeiros é um reflexo da nossa cultura do amor romântico, o que nos leva falar sobre o amor-próprio.

 

Amor-próprio

Esse ingrediente é essencial tanto para quem está solteiro quanto para quem está num relacionamento. 

O relacionamento mais importante que você deve ter sempre é com você mesmo. Nada deve vir antes disso. Cultivando o amor próprio, está começando a construir um mundo totalmente novo. Afinal, o  respeito por você mesmo te faz uma pessoa melhor e, consequentemente, um parceiro melhor.

 

Um olhar mais cuidadoso para com o outro 

Um dos principais equívocos dos relacionamentos é tentar enquadrar o outro numa caixinha do parceiro ideal. É preciso aprender a reconhecer quem a pessoa é de fato e se desvencilhar da imagem que imaginamos ou esperamos que ela seja. Afinal, se você está com a pessoa é porque você a escolheu como ela é.

Esse olhar também vale no sentido inverso, pois precisamos buscar a autenticidade nas relações. Se você fica se moldando para o outro vai acabar perdendo sua essência, se desrespeitando e, principalmente, deixando de ser a pessoa pelo qual seu parceiro se apaixonou láaaaa no início.

Quando estamos num relacionamento em que podemos nos reconhecer e sermos reconhecidos – tanto nos defeitos quanto nas qualidades! – passamos a viver uma RELAÇÃO AUTÊNTICA.

 

Tolerância

Para conseguir esse equilíbrio tãaaao almejado no relacionamento é preciso trabalhar a tolerância. Essa tolerância vale tanto para o que não é legal, quanto para valorizar o que a pessoa tem de melhor e te fez se aproximar e apaixonar por ela.

Quando você está com alguém e consegue reconhecer o real dela, você atingiu o equilíbrio! Valorizando os pontos fortes e tolerando as diferenças.

 

Gostou desse texto? Compartilhe com seu parceiro ou com quem precisa ler ele!

E continue acompanhando a Sagicon nas redes sociais também:

 

Instagram

Facebook