Por que parece ser tão difícil ser feliz no amor?

Revolução Industrial 4.0 | Você está preparado?
30 de Maio de 2019
Narcisista ou protagonista? Descubra como se posicionar!
23 de junho de 2019

Por que parece ser tão difícil ser feliz no amor?

Você sabia que o Dia dos namorados gera incômodo para algumas pessoas? O status de relacionamento é tema de muitos atendimentos nos consultórios de psicoterapia. Problemas e questões angustiantes que permeiam as relações amorosas é algo relevante, talvez umas das demandas mais comuns na queixa inicial do início de terapia.

 

O estar feliz num relacionamento dependente da capacidade de estar feliz consigo mesmo. Sartre diz que: “Se você sente tédio existencial quando está sozinho, está em muito má companhia”. Ele retrata bem a importância da boa relação intrapessoal (eu comigo mesmo) para que as relações interpessoais (eu com os outros) possam ser saudáveis.

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para garantir o amor, seja ele o “amor próprio” ou o “amor por outra pessoa”:

 

 

  • Autorresponsabilização pela própria vida

 

Muitas pessoas chegam afirmando “eu não tenho escolha”. O que elas não entendem é que não ter escolha é uma escolha. Continuar em um relacionamento falido por causa da casa, das contas ou dos filhos é uma escolha, não é mesmo? Assim como não falar, não se expressar ou não buscar alternativas de ação, também são escolhas. Querer estar sozinho e “curtir” a vida é uma escolha de muitos. E buscar um relacionamento ou uma “saidinha” no app de relacionamento, são escolhas recorrentes também entre os solteiros.

 

Existe a “melhor” escolha? Ou a escolha “certa”? Só você pode saber! Isso mesmo… não há escolha certa ou melhor a não ser aquela que você se sente confortável. Existe momento para tudo nessa vida e o “termômetro” que lhe dará a medida e o limite de cada fase é o próprio sentimento em relação ao que está vivendo.

 

 

  • Estar aberto ao novo

 

Sabe quando uma pessoa está conhecendo alguém e fica procurando motivos para não se permitir viver algo novo, trazendo experiências anteriores para justificar atitudes de fuga no presente?

 

As vivências do Passado devem ser olhadas para serem compreendidas, não como desculpas para o medo e insegurança. Quando olhamos para os medos e inseguranças, fortalecemos a capacidade de ousar e de entender que cada  momento é único na vida e como as pessoas são diferentes, nós também mudamos a cada pessoa que passa pelo nosso caminho.

 

 

  • Confie e goste de você para confiar e gostar do outro

 

Gostar de quem se é e ter autenticidade para existir permite aceitar o outro à sua maneira e respeitar a forma do outro ser. Se me vejo capaz de ir e vir, de dizer sim ou não, permito que o outro também o faça e possam compartilhar suas vidas de forma harmônica. A  autoconfiança conta muito, e a falta dela é um dos grandes motivos que fazem com que pessoas permaneçam em relacionamentos infelizes ou não se sintam dignas de um relacionamento realizado.

 

Repensar os próprios limites e as próprias atitudes são importantes para relações autênticas. Cuidar de si mesmo e sentir-se bem é base para o cuidado do outro. Se você não se amar, como pode amar alguém?

 

 

  • Você é único, não se compare

 

Uma das coisas mais frustrantes para o ser humano é se comparar com os outros, até porque isso é INJUSTO. Se somos seres únicos e peculiares, com vivências únicas e subjetivas, como pode se encaixar em um enquadramento? É aquela velha história da grama do vizinho que parece sempre mais verde ou da que para o outro tudo é mais fácil. Não banalize a sua história e a do outro.

 

Quando você se compara com alguém, você deixa de olhar para os fatores que o fizeram chegar onde ele está. Da mesma forma que se evita olhar para si mesmo e repensar o que precisa mudar.

 

 

  • Defina seu foco

 

Diferente de sonhar é ter um objetivo claro e concreto. Não adianta você sonhar em ter uma família, casa própria ou liberdade se nada do que você faz te leva à isso. Cada dia vivido sem um objetivo é um dia desperdiçado.

 

A falta de foco faz você não valorizar o seu tempo e quando “acordar” pode estar insatisfeito com as escolhas que andou fazendo enquanto empurrava a vida com a barriga. Algumas pessoas olham para a vida como se ela fosse eterna e vão adiando as decisões mais importantes, aquelas que podem mudar verdadeiramente sua vida.

 

 

  • Saiba respeitar o tempo de cada coisa

 

Já perguntei para algumas pessoas: Que pressa é essa?

 

São pessoas que são imediatistas e não querem entender que as coisas só acontecem com esforço, resiliência e paciência. A sua capacidade de aprender com a vida, te ajudará a construir degraus para a autenticidade.  Não há nada de mágico na busca da felicidade nos relacionamentos, isto é um processo doloroso e ao mesmo tempo delicioso de construir quem se é. Aprecie esse caminho para dias melhores na sua vida.

status de relacionamento

Sem querer cair no velho clichê , mas a felicidade está dentro de nós é uma decisão e deve ser tomada diariamente. Impossível querer ser feliz com outra pessoa se você não está feliz consigo mesmo. Impossível mudar sua vida se o medo de arriscar faz com que você fique parado vendo a felicidade alheia.

 

O que você fez hoje para ser feliz?

 

Leia também: Qual é o valor do seu tempo?