Nesta primeira semana de abril a Sagicon está trabalhando com o Programa de Treinamento de Desenvolvimento de Equipes na Frimesa de Medianeira. O projeto teve sua primeira etapa iniciada no ano passado. Com o sucesso do trabalho, estamos trabalhando esse ano a segunda etapa do programa, que é composta por três módulos.
No primeiro módulo estamos abordando o Empoderamento Pessoal. Duas equipes participaram do treinamento, que tem a carga horária de 8h. O treinamento é realizado em conjunto com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Frimesa. “Não adianta ser um bom técnico se não souber ver como equipe”, completa Sandra Mara Duarte Pierozan, psicóloga responsável pelo planejamento e ações do programa.
O módulo sobre Empoderamento Pessoal trabalha a importância do líder ter uma postura ativa diante da própria vida e da sociedade. “Empoderar-se é compreender a força da ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões. Desta forma, visamos promover a noção da importância do empoderamento como fundamental papel na mobilização social, assim como estabelecer estratégias de fortalecimento pessoal para enfrentar espaços de participação social e democratização política”, explica Sandra.
O módulo seguinte abordará a Inteligência Emocional e Resiliência e o último módulo trabalhará com o tema Equipes Autônomas. Em todas as atividades são focadas vivências que proporcionam a autopercepção reflexiva, visando o despertar do pensamento crítico e autorresponsabilização das ações. Esta última nos permite ampliar o leque de possibilidades de escolhas frente a situações cotidianas. Assim conseguimos trabalhar a questão do pensamento sistêmico e estratégico, visão holística e cooperatividade.
Leia também: Programa de Desenvolvimento Individual é iniciado na C Vale