Responda rápido: você reage aos eventos que acontecem à sua volta ou tem iniciativa para controlá-los? No ambiente corporativo há basicamente dois tipos de profissionais: os protagonistas e os coadjuvantes. O coadjuvante é o empregado mediano, que tem atuação limitada, realiza apenas suas funções, não tem iniciativa e nem se encarrega de responsabilidades. Do outro lado, o protagonista tem uma alta performance, busca o aprimoramento constante, é determinado e, principalmente, não teme tomar decisões.
Ser protagonista significa ter o controle da sua vida, ajustar o rumo e resgatar seu poder de decisão. Mas como trilhar esse caminho? Vamos te explicar como funciona o processo do protagonismo e suas etapas.
Ciclo do Protagonismo
Atitude:
É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. É o impulso que transforma ideias em ações, um dos principais pilares do protagonismo.
Proatividade:
É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. Isso implica em focar no que é capaz de trazer resultados positivos, não apenas no que é urgente.
Paixão:
É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. É um sentimento profundo que te impulsiona a definir objetivos desafiadores e a usar a criatividade para atingi-los.
Significado:
As pessoas só consideram algo como valioso se estiver alinhado às suas necessidades e motivações. O ajuste entre os valores pessoais e a cultura da empresa funcionam como uma bússola interna que atribui significado ao mundo.
Reflexão:
É necessário repensar continuamente suas ideias e suas ações, afinal, tirar um tempo para pensar e refletir sobre o trabalho realizado melhora o desempenho profissional. Se você não está contente com o está recebendo, por exemplo, deve repensar sobre o que está oferecendo.
Resumindo, Jerônimo Mendes, nos inspira a refletir sobre o ciclo do protagonismo, onde o protagonista entende que a atitude é o combustível da proatividade e esta, por sua vez, provê as necessidades, desperta a paixão, produz significado e consequentemente te faz refletir sobre como se transformar em alguém melhor.
Quem pensa que a pessoa já nasce com o instinto protagonista está enganado. Os colaboradores podem (e devem) ser estimulados pela empresa e adquirir essas características. Para isso, a gestão deve ser voltada para o desenvolvimento de pessoas. É preciso lembrar que os recursos humanos são o principal ativo de uma companhia, e é a qualidade deles que garante a obtenção dos resultados.
Não sabe por onde e como começar? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como alavancar o sucesso da sua empresa.
Fontes:
Artigo: O que é protagonismo? De Jerônimo Mendes, Administrador, Professor Universitário e Palestrante.
Palestra: Liberdade de Escolha e Conduta – Sagicon – Sandra Mara Duarte Pierozan.
Assista também: Percepções que Inspiram: autoconhecimento