Por que você trabalha? Já parou para pensar sobre isso? Alguns diriam que por sobrevivência, outros porque querem adquirir experiência ou porque têm afinidade com os valores da empresa.
Um renomado psicólogo e educador americano, Barry Schwartz, autor do livro “Why we work”, garante que acordar cedo para trabalhar todos os dias exige uma grande motivação e que esse estímulo vai além da recompensa financeira. Ele aborda a natureza humana.
A proposta não é que as pessoas trabalhem sem receber, mas insiste que não é exclusivamente por essa razão que fazemos o que fazemos. O profissional precisa sentir que faz coisas relevantes e importantes para a sociedade, e se reconhecer como parte da empresa em que ele atua. É preciso ter clareza do propósito no trabalho.
Propósito é o que nos dá sentido de viver e gera o desejo de realizar, que faz pulsar o coração e levantar todos os dias. Parece até utópico acreditar que seja possível diariamente acordar com energia lá em cima e pronto para os desafios da vida cotidianas do trabalho. Mas já imaginou passar por todas as adversidades sem ver sentido no que faz? É justamente por essa automatização do trabalho que muitas patologias surgiram nas últimas décadas, em decorrência do esgotamento mental e físico causado pela vida profissional.
Portanto, é necessário, no dia do trabalho (1 de maio), provocar reflexões sobre essa “parte” da nossa existência que tem força robusta. Parte que nos representa socialmente e que construímos ao longo da vida. Não existem duas vidas – pessoal e profissional – existe UMA VIDA com aspectos diversos, papéis a serem vivenciados e nos resta a tarefa de equilibrar todos eles.
Quando refletimos sobre o sentido do trabalho em nossa vida, estamos abrindo espaço para refletir também o sentido de outros aspectos e papéis e é isso que nos possibilita reconhecer as prioridades e os “preços” que estamos dispostos a “pagar”.
Nossas escolhas na vida dependem dessas reflexões.
- Será que você quer mesmo aquela promoção que todos desejam?
- Qual trabalho te daria mais prazer em realizar?
- O que é inegociável na sua vida?
- Quais os obstáculos está disposto a superar para atingir os seus “sonhos”?
- Do que você realmente precisa para ser feliz?
- Como você quer ser lembrado pelas pessoas?
Pode ter certeza que responder essas perguntas te ajudarão a compreender melhor o que te motiva.
Assim, mais do que realizar alguma atividade útil à sociedade, a questão é compreender qual a profissão exercida e a importância que esta possui perante a sociedade são valores importantes para o indivíduo. Nesse contexto, qual o sentido do trabalho?
“O que faz o mundo girar são as pessoas trabalhando. É o que oportuniza tudo que a gente vivencia. Se eu estou no lazer tem alguém trabalhando. Se eu estou curtindo um cinema, tem alguém trabalhando. O pedreiro faz o prédio para alguém morar… Tudo que existe no mundo envolve o trabalho de alguém.”, exemplifica Sandra Mara Duarte Pierozan, diretora da Sagicon.
O trabalho é sempre feito para as pessoas e pelas pessoas. Não existe um trabalho que não tenha sentido para a sociedade, se ela deixar de ter, será extinta.
E o seu trabalho? Contribui com o quê? Amplie sua visão sobre suas tarefas diárias, olhe além do que faz diariamente. Se você não for capaz de compreender seu trabalho de forma sistêmica, não conseguirá reconhecer o real valor do que faz.
Time saudável, empresa saudável
Um dos fatores importantes para um time engajado é compreender o propósito e o valor daquilo que fazem e o porquê fazem. Por isso, cada vez mais faz-se necessário abordar essas temáticas nos contextos organizacionais. Há um grande benefício para uma empresa em ter uma força de trabalho saudável.
O trabalho tem em sua origem a potência coletiva de liberdade e transformação, mas ao longo da história acabou sendo alterado de modo a ser exploratório, em muitos casos.
O que precisamos fazer é mudar e melhorar nossa relação com o trabalho, criando culturas com propósito. Para que isso aconteça, valorizar cada trabalhador como parte ativa da construção daquilo que realizam. As lideranças devem estar cada vez mais atentas ao indivíduo que trabalha, indo além dos números para compreender e fazer do ambiente de trabalho um lugar melhor para todos, independente do setor, cargo, idade ou qualquer outro fator.
Para ajudar nesse processo, a Sagicon está sempre promovendo espaços de reflexões que permitam trabalhar o propósito das empresas e assim contribuir para que cada trabalhador reconheça a força do seu serviço e o valor do seu fazer para a sociedade.
Parabéns a todas as pessoas que com a força do seu trabalho fazem o mundo girar!
Convidamos você a conhecer nossas palestras e treinamentos, os quais irão potencializar ainda mais o talento da sua equipe.
Fale conosco!
📲 (41) 9 9285-1730