Há muito de psicologia em Divertida Mente. Vários são os conceitos adaptados nesta grande alegoria emocional, como o porquê de se esquecer fatos antigos de sua vida, o que define sua personalidade, questões do inconsciente, a formação dos sonhos e até mesmo depressão.

Divertida Mente evita a banalização da tristeza e oferece uma mensagem bastante importante sobre como lidar com ela em seu cotidiano, ao invés de afugentá-la a qualquer custo – o que, se for analisar mais à fundo, ainda por cima é uma crítica indireta à indústria de antidepressivos e remédios do tipo, que tentam retrair as emoções para que a vida seja mais “controlável”. Chorar, como o filme tão bem demonstra, às vezes é necessário.

O que são as emoções?

A palavra EMOÇÃO provém do latim emovere, movere (mover + prefixo “e”) que denota afastar-se.

As emoções revelam aspectos comportamentais positivos e negativos, conscientes e inconscientes, e podem significar afetividade, inteligência emocional, motivação, temperamento e a personalidade do indivíduo.

Emoções x Sentimentos 

3 funções das emoções

Adaptativa

Darwin (1972) apontou a utilidade da emoção, julgando-a necessária para adaptar-se às condições do meio ambiente.

 Social

Capacidade de relacionamento interpessoal atribuída à expressão de emoções.

Motivacional

Capacidade que a emoção tem de emitir e direcionar a intensidade de um comportamento.

Emoções Primárias

São emoções consideradas inatas e estão ligadas à vida instintiva, à sobrevivência. Neste primeiro grupo estão as chamadas emoções básicas universais: raiva, medo, alegria, tristeza e nojo.

As emoções primárias nascem com o ser humano e todos as têm. Já as emoções secundárias são aprendidas com o tempo, de acordo com a cultura e o contexto no qual a pessoa se encontra.

Vamos crescendo e nossas emoções vão ficando mais complexas…

Divertida Mente 2 voltará a mostrar o interior da cabeça de Riley. Com a chegada da jovem à adolescência, agora a estação das emoções passa por uma reforma para abrigar as emoções secundárias, incluindo Ansiedade, Tédio e mais.

As emoções secundárias ou sociais são mais complexas e envolvem o pensamento e fatores socioculturais. São aquelas aprendidas e integradas a memórias, sendo avaliadas como boas ou ruins. Arraste para o lado e saiba um pouquinho mais sobre cada uma delas.

A estreia está prevista para 22 de junho nos cinemas de Curitiba. O primeiro filme está disponível para streaming no Disney+.

Emoções Secundárias

As emoções secundárias ou sociais são mais complexas e envolvem o pensamento e fatores socioculturais. São aquelas aprendidas e integradas a memórias, sendo avaliadas como boas ou ruins. Simpatia, ciúmes, orgulho, vergonha, admiração e culpa são alguns exemplos. 

Alguns exemplos dessas emoções:

Inteligência Emocional

Já entendemos um pouco mais sobre as nossas emoções.

Vamos entender agora como tudo isto se relaciona e traduz em INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Há um ponto de partida, há um ponto de união. Sentir com inteligência, pensar com emoção.

Humberto Gessinger

Muitas pessoas têm dificuldade para manter as suas emoções sob controle.

Somente identificar quais emoções que estão causando certas reações, pensamentos e comportamentos já pode ser um grande desafio!

A falta de inteligência emocional provoca essa dificuldade.

Para viver em paz consigo mesmo e tomar as melhores decisões para a sua vida, é preciso aprender a gerenciar as emoções de maneira sadia. 

Além da Avaliação de Personalidade, a Sagicon está desenhando para lançar o Curso Líder de Si Mesmo 2 – de autoconhecimento.  Hoje temos o Curso Líder de Si Mesmo – autogestão,  e em breve, a gente vai lançar o Líder de Si Mesmo Autoconhecimento – entendendo as emoções.

Faremos uma live sobre o filme Divertida Mente 2 – com uma super análise do filme! Fique ligado no Youtube da Sagicon, estará disponível lá!

https://www.youtube.com/@sagicon-possibilidades

Acompanhe também o Respiro sobre as lições Divertida Mente no Spotify:

@sagicon_possibilidades

@sandrapierozan.psi

🌐 www.sagicon.com.br

📲 (41) 9 9285-1730