Já ouviu aquele ditado:
Se você está insatisfeito, a porta da rua é a serventia da casa?
Uma vez ouvi de um gestor: – se você não está de acordo, tem um monte de gente que queria estar no seu lugar – em tom de ameaça, indicando para mim como meu trabalho seria facilmente substituído por qualquer outra pessoa caso não me “comportasse” bem e sem objeções.
Em tempos de modernidade líquida, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, onde os relacionamentos acontecem de forma frágil, fugaz e maleável. O sentimento de descarte se torna um fantasma no meio corporativo. Se não bater metas, você é descartado, se tiver forte personalidade ou opinião: descartável, se não está se desenvolvendo bem, podemos trocar.
Ainda lembro de um parente dizendo, tenta estudar para concurso público, lá você terá estabilidade. Claro que o profissional quer estabilidade, afinal é preciso ter recursos para comprar o pãozinho de cada dia, e até mesmo pagar a academia para perder os carboidratos que vem dele. Mas, o profissional também precisa de um ambiente saudável para se desenvolver, e como a maioria dos seres humanos, incentivo para vencer suas crenças limitantes.
Quando apontamos as competências para esse ano de 2022 que você pode ver aqui, também lemos uma cultura contra usar pessoas de forma descartável, através de uma liderança mais humana e empática.
Uma empresa que trabalha bem a comunicação sobre suas regras de convivência, e incentiva um ambiente confiável de trabalho, se torna uma força motora para cumprir suas demandas através de pessoas.
E é sobre isso que nosso treinamento de Ética acrescenta.
Hoje cada vez mais é importante falar sobre ética e transparência. Ela acaba sendo fundamental no exercício da transparência que gera relações de confiança. Afinal não se avalia mais a satisfação do profissional, e sim a SUA CONFIANÇA na empresa. É essa relação de confiança que gera a ética, a cordialidade, o cumprimento dos códigos de conduta que servem para o bom andamento das relações e do trabalho.
Para que haja a efetivação e a motivação da conduta ética de uma equipe, é necessário conhecimento tanto das condutas e normas da empresa, quanto dos conceitos de ética profissional como um todo.
E o trabalhador só pode ser punido quando é previamente alertado delas.
Muitas vezes vemos que o código de conduta é entregue no momento da admissão e depois nunca mais é trabalhado. Ou às vezes nem é instruído, sabendo apenas quando advertido. Vemos também que alguns colaboradores com condições técnicas excelentes acabam sendo desligados pela ausência de observação das condutas éticas.
Neste módulo, ministramos o conhecimento sobre a ética profissional, as competências necessárias para o líder comunica-las pros seus liderados e também estudamos juntos o código de conduta interna de cada uma das empresas o que resultará na reflexão da equipe e dos líderes sobre quais melhorias podem ser implantadas para que haja crescimento de todas as partes.
“Qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar e em qualquer época, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar” – Robert Levering GPTW
Algumas responsabilidades éticas para se pensar:
- Seja honesto com colegas, superiores, clientes e fornecedores
- Busque o conhecimento e preparo necessários para a função
- Seja responsável no desempenho de suas atribuições
- Resolva conflitos diretamente com os colegas
- Tenha postura profissional. Trate com educação e respeito a todos e cuide da apresentação e comunicação adequadas ao ambiente de trabalho
- Saiba trabalhar em equipe
- Trate com sigilo e confidencialidade os assuntos da empresa
- Tenha cuidado com as brincadeiras. Evite condutas que possam ofender, constranger ou denegrir a imagem dos colegas de trabalho
- Saiba receber feedback negativo
- Assuma e busque corrigir os próprios erros
- Cumpra os prazos e horários
- Realize suas atividades pessoais nos intervalos
- Tenha em mente que no exercício da função você é um representante da empresa, devendo zelar por sua imagem.