Estamos no final de janeiro e parece que já nos acostumamos com o novo ano e as mudanças ainda não aconteceram. Como num passe de mágicas a gente espera que tudo fique bem e nossos projetos sejam realizados. O ser humano, na sua maioria é sonhador, ansioso e imediatista. Mas infelizmente ou felizmente não é bem assim!

Para a vida ser nova você precisa fazer diferente. Janeiro é o mês oficial dos planejamentos, definição de metas e elaboração de estratégias. O seu ano dependerá de como colocar tudo isso em prática.

Pra ajudar nessa tarefa de planejamento de vida para 2018, a SAGICON  lhe dará 10 dicas.

1 – Faça o que é certo, não o que é fácil. O nome disso é ética.

Tudo na vida é transitório e tudo que plantar, colherá. Esteja atento ao que motiva suas decisões. A responsabilidade ou a facilidade.

2 – Para realizar coisas grandes comece pequeno. O nome disso é planejamento.

Você só pensa na vida depois do carnaval? Sério?

Sorry… A vida não espera enquanto você se distrai. Diversão não é sinônimo de negligência e férias não significa estar off do que realmente importa.

Se deseja atingir qualquer projeto, sonho, meta ou o que quer que queira alcançar, será necessário pensar na estratégia. COMO pretende chegar até lá. Enquanto não pensar nisso estará somente na esfera da ilusão e da teoria. Por isso a dica é: PLANEJAMENTO. Todo êxito foi desenhado antes de começar e cada conquista te levará mais perto para a eficácia de suas ações.

Muitas pessoas passam a vida inteira desejando chegar ao topo, mas não visualizam a escalada, não sabem do que precisará e talvez nem se preparam para percorrer o percurso.

3 – Aprenda a dizer não. O nome disso é foco.

O que ter foco realmente significa?

Saber exatamente onde se quer ir e é claro COMO chegar lá.

Pois bem, se você já traçou sua estratégia para atingir o alvo, tenha FOCO nelas. Saiba reconhecer as escolhas que te desviam do caminho e que vão “atrasar” sua chegada. Dizer não às coisas que te tiram do caminho planejado é tão importante quanto a ação. É bíblico o ensinamento que diz que tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém. Sábio é aquele que usa o NÃO de forma assertiva na vida e segue firme seus propósitos.

4 – Parou de ventar comece a remar. O nome disso é garra.

A maioria dos propósitos de vida exigem dedicação e empenho. Às vezes a gente demora pra entender que na vida é justamente quando o desânimo vem que a superação se faz necessária. Ter garra é para os que são determinados e que possuem foco nos seus projetos. Superar-se é vencer as próprias limitações e dificuldades. A Vitória tem outro sabor quando sabemos de tudo o que enfrentamos para estar lá. Por isso que planejar e sonhar todo mundo faz, mas alcançar e conquistar não são tantos assim.

A maioria das pessoas que desistem, justificam seus fracassos em obstáculos que “impossibilitaram” que continuasse. O que não percebem é que a frustração não tem explicação, no fundo sabemos que nenhuma pedra no caminho é capaz de impedir quem deseja alcançar algo.

Ter DETERMINAÇÃO e GARRA quando o desânimo e o cansaço vem, essa é a dica.Passado o momento difícil, as pessoas percebem que sempre podem ir além do que um dia poderiam imaginar. Já experimentou essa sensação?

5 – Não tenha medo de errar, nem rir com seus erros. O nome disso é criatividade.

Você se acha criativo? Todo ser humano tem a capacidade de criar, mas nem todos ousam exercitar esse talento.
O medo de errar ou o receio do julgamento faz com que a maioria das pessoas permaneçam nas situações conhecidas ou em algo que lhe traga segurança. Mas, ficar na zona de conforto não trará garantia de fazer o que é certo ou de ser aprovado pelos demais. Tentar algo que se almeja ou arriscar coisas novas exigem acima de tudo criatividade para lidar com os fracassos ou os equívocos de forma transcendente. Ou seja, ver além do erro, aprender e recriar.

Quando nos vemos como algo determinado ou terminado não nos damos a oportunidade de nos reinventar e usar da CRIATIVIDADE para ousar sonhar novas possibilidades. Nesse exercício de construção de si mesmo o erro é só um detalhe e a forma de olhar pra isso será determinante para seguir o caminho.

6 – Sua melhor desculpa não pode ser mais forte que o seu desejo. O nome disso é vontade.

Essa dica é algo bem clichê no universo motivacional. Vontade é a superação das desculpas.

Quando falamos em FOCO e GARRA estamos falando de VONTADE. Isso implica a capacidade do ser humano de reconhecer suas limitações. Sim! A desculpa ou justificativa normalmente tentam esconder a nossa fraqueza. “Não sou eu que não consigo, é aquilo fora de mim que me determina!” “Eu queria, mas é muito difícil.” Pois é, ninguém falou que é fácil.

É uma tarefa árdua ir atrás de seus próprios projetos, exige vontade de se olhar a todo momento e fugir da má-fé (mentir para si mesmo). Reconhecer suas falhas, suas fraquezas, suas “muletas” e suas desculpas é algo fundamental para continuar caminhando. Para no meio do caminho quem não tem vontade de mudar. Seu desejo deve estar adiante e seu coração é o que vai dar ritmo para suas passadas.

7 – Não basta ter iniciativa, também tem que ter “acabativa”. O nome disso é efetividade.

A efetividade é a qualidade do que atinge seu objetivo, é a capacidade de funcionar regularmente, satisfatoriamente, fazendo referência ao que é real e verdadeiro. Nesse contexto, cabe uma reflexão necessária: em que momento é hora de acabar algo?

Ter iniciativas é fundamental, mas nem sempre valorizamos a hora de desistir ou de aceitar o fim de algo. Aceitar os fatos, as verdades, não é tarefa fácil. A maioria das pessoas se conforta com justificativas ilusórias e desculpas furadas para não admitir erros e equívocos. A consequência disso é ficar protelando atitudes importantes que seriam necessárias para a EFETIVIDADE dos seus projetos maiores de vida. Se distraem no conformismo e perdem o que realmente importa ou desejam.

Portanto, a dica é olhar com verdade para o que te cerca, tomar iniciativas que te levarão adiante e saber abrir mão do que te deixa paralisado no mesmo lugar. Findar algo é tão importante quanto iniciar. Cada coisa na sua hora, mas com efetividade.

8 – Se você acha que o tempo voa, trate de ser o piloto. O nome disso é produtividade.

Ser produtivo é aproveitar cada segundo para construir seu caminho. Não importa a atividade que você esteja fazendo, desde o lazer ao horário de trabalho é de suma importância que você aproveite o tempo para agregar algo em sua vida. A sensação de estar sendo produtivo está relacionado ao sentido que as coisas têm para cada pessoa. E, é claro, o retorno que a atividade lhe trará.

O seu tempo é precioso demais para passar a vida desperdiçando. Quem mata tempo é um suicida! Portanto, produza cada dia da sua vida significados que lhe garantirão a sensação de PRODUTIVIDADE. A vida passa rápido, mas o que você realizar nela não passa. Será seu legado para os virão. Produza sempre, em tudo o que ousar ser ou fazer!

9 – Desafie-se um pouco mais a cada dia. O nome disso é superação.

Você já se surpreendeu com algo que realizou ou fez? Algo que jamais imaginasse que conseguiria?

Se sim, parabéns, você se superou! Foi além das próprias inseguranças e medos. Conseguiu transcender à ideia de si mesmo e com certeza uma nova percepção sobre você surgiu.

O que somos capazes e o que acreditamos que conseguimos realizar muitas vezes não é real. É algo que condicionamos para nós ou que aprendemos sobre nós mesmos. Você só saberá ao certo até onde pode ir se tentar!

Surpreenda-se e ouse caminhar por caminhos desconhecidos. Quando arriscamos e exigimos algo inédito de nós mesmos, não voltamos a ser quem éramos. Jamais alguém que se superou regride ao estágio anterior. A sensação de conseguir e de extrair de si mesmo algo jamais imaginado é o que faz a vida ter sabor. Cumprir tabela e seguir scripts fará da sua vida algo morno e sem sal. É justamente na SUPERAÇÃO que reescrevemos a nossa autoimagem.

10 – Para todo “game over” existe um “play again”. O nome disso é vida.

Essa reflexão lhe ajudará a traçar o plano de trabalho para sua vida. Ela fala sobre o viver e sobre a magia da vida. Sobre RECOMEÇO. Enquanto se está vivo, há sempre novas possibilidades e oportunidades. Para todo fim, um recomeço! Esse é o segredo da vida.

Não existe limites para o ser humano que deseja ser feliz. Pois é possível encontrar aprendizado nas experiências vividas e gratidão pelos obstáculos no caminho, são eles que te garantem crescimento, desenvolvimento e evolução. Ao terminar algo tenha olhos para o que virá e abra espaço para criar alternativas jamais imaginadas.

Muitas pessoas lamentam perdas na vida, outras tantas sabem valorizar o novo.
Depois do pôr do sol a escuridão vem. Passada a noite e as trevas o sol volta a brilhar tão lindo e bem mais forte do que no dia anterior. Significa estar aberto para viver a vida com ética, planejamento, foco, garra, vontade, criatividade, efetividade, produtividade, superação e tudo de maravilhoso que ela possa lhe trazer.

Não controlamos tudo na vida, mas decidimos a forma como percebemos cada fase e cada momento vivido.

A SAGICON deseja um 2018 muito bem vivido e que você possa realizar todos os seus projetos, mas acima de tudo, que seja mais um ano maravilhoso nessa jornada que é sua existência. Do nascer ao morrer temos muito para viver e para construir.

Divirta-se!!!!