O que é ser um protagonista da transformação?
Um indivíduo com esse perfil é aquele movido por desafios, sonhos e ambições, que busca fazer a diferença no mundo. E é dessas pessoas que precisamos neste momento.
Viver nos dias de hoje, com essa pandemia do covid-19, não está sendo para os fracos, concordam?
Passar por momentos em que temos que reaprender o modo como vivemos se repete com o ser humano há muito tempo. No leste da África, por exemplo, há aproximadamente 70 mil anos atrás, as pessoas viviam nas savanas, onde eles eram alvos de muitos animais, seus predadores. Elas tiveram que ser fortes, inteligentes e conseguir enxergar as oportunidades que apareciam. Eles não passavam o tempo contemplando o céu, mas observando as dificuldades e criando soluções.
Agora responda qual é o maior desafio: viver em tempo de coronavírus (onde nosso inimigo é invisível) ou nos primórdios, onde tínhamos que lidar com predadores visíveis?
Inteligência Colaborativa
É tempo de trabalharmos a Inteligência Colaborativa, onde a união das habilidades de cada um é o diferencial para a solução. Tudo que une as habilidades do ser humano é bom pro coletivo, aquilo que divide não agrega. Neste momento quantos pesquisadores estão unidos, compartilhando suas experiências e estudos em prol da cura do covid-19? Esse é o exemplo mais intenso e atual.
O mundo se renova todos os dias e, no contexto empresarial, isso quer dizer que você será sempre surpreendido por novas demandas profissionais. Esse momento exige que adotemos novas culturas dentro das empresas. É tempo de nutrir confiança, estabelecer novas rotinas e ser transparente para ganhar o respeito de todos.
Use tudo o que for novo a seu favor. Quando você se torna um protagonista de sucesso, consegue tomar ações que provocaram alterações necessárias para a melhoria das rotinas. Inicialmente, foque internamente, pois essa mudança precisa vir de você. Depois, quando já estiver bem fortalecida, aplique-a em seu empreendimento, no mercado e, por fim, na sociedade.
Tenha foco
Todo protagonista que assume a liderança da sua própria vida tem o conhecimento da onde quer chegar e, para que isso seja possível, define metas.
Uma dica é criar metas do tipo Smart, ou seja, tangíveis e possíveis de acontecer. No momento em que você as escreve (pensando em como serão realizadas e em que prazos serão entregues) está aumentando significativamente a probabilidade do sucesso.
Pratique a empatia
Se coloque no lugar do cliente e dos colegas e tenha a percepção de seus desejos, necessidades e medos. Assim conseguirá pensar em soluções que realmente façam sentido para todos.
Estimule que seus colaboradores participem desse processo, não sendo considerados apenas como uma fonte de trabalho, mas também colaborando com ideias e sugestões, aumentando o engajamento deles.
É hora de mapear quais coisas estão no seu controle e quais não estão. Fazer acontecer o que é possível E tentar não “prever” o futuro! Ele é incerto. Viva o hoje com responsabilidade e estará cuidando do amanhã.