As relações interpessoais são a matéria prima do nosso trabalho. Proporcionar ambientes mais saudáveis nas empresas é o nosso propósito profissional.
Para tanto, a análise de perfil de personalidade é fundamental, pois quanto maior a percepção sobre si mesmo, maior a autorresponsabilidade pelas atitudes e consequências das escolhas feitas diante da vida.
O autoconhecimento, assim como o conhecimento do perfil daqueles com quem você mais interage, te ajudarão a evitar confrontos e lidar com conflitos de forma construtiva.
Repensar diferenças entre aqueles que convivemos e como nos sentimos diante deles é de suma importância para construir uma carreira profissional sólida e saudável.
Com base nas nossas andanças pelas empresas e no universo corporativo, pensamos em 4 reflexões importantes que te ajudarão nas relações interpessoais, principalmente dentro da companhia. E com uma dica extra que se faz necessário quando já trilhos as anteriores. Nosso esforço tem limites e compreender isso também é fundamental nas relações. Confira!
Então, CUIDADO ao definir alguém!
As pessoas (eu, você e os outros) são múltiplas e complexas. Conhecemos algumas facetas da personalidade de um indivíduo, aquelas que as circunstâncias vivenciadas revelam, seja sobre pressão, quando envolve disputa de poder ou quando existe uma ameaça.
Muitos mostram um lado de sua personalidade que não apareceria em momentos tranquilos e harmoniosos, por exemplo. Por isso, os ambientes de trabalho devem ser favoráveis para fomentar o melhor de si e o lado benéfico de ser quem se é.
É comum buscarmos amigos, parceiros e aliados que comungam das próprias ideias e visão de mundo.
Então eles somente reafirmam as nossas verdades e percepções.
Portanto, quando alguém discorda de você e te apresenta algo novo e diferente, APROVEITE!
É sempre uma ótima oportunidade para você ampliar sua percepção sobre o fato, situação ou até mesmo sobre a vida.
Ter a capacidade de rever as próprias atitudes é uma habilidade importante para você não estagnar na vida e evoluir sempre. Pessoas que não reconhecem suas falhas e erros continuam as mesmas por muito tempo.
Não existe ser humano que acerte sempre, mesmo alguns acreditem nisso. Cometer equívocos faz parte da vida, das escolhas e das tentativas que fazemos ao longo da vida.
Seja uma ideia, um conceito, uma visão, um sentimento ou qualquer conteúdo de uma comunicação; quando alguém te pergunta mais sobre aquilo ou se te apresenta um argumento que te faça ter que fundamentar você tem a oportunidade de aprofundar a sua visão.
É interessante observar que as pessoas se incomodam quando são questionadas. Nas empresas, por exemplo, quando alguém vai apresentar uma sugestão ou ideia para o gestor tem receio de ser questionado e não saber a resposta. Porém, se te faltam palavras significa que a sua ideia ainda não está completa. Portanto, ter segurança do que vai falar e apresentar é fundamental.
Depois de refletir sobre o posicionamento daqueles que pensam diferente de você (dica 2) e de ouvir seus argumentos e compreender seus significados (dica 4), compreenda que os outros também têm direito de fundamentar seus pontos de vista e relatar seus sentimentos.
Lembre-se também de analisar as possibilidades de erros, falhas ou superficialidade dos próprios argumentos (dica 3).
E se mesmo assim a concordância ou a harmonia estiverem ausentes da relação, é o momento de entender que não se agrada todo mundo, e está tudo bem!
Por termos opiniões, percepções e convicções diferentes é natural que as divergências apareçam.
E isso não é ruim, pelo contrário é necessário. Ser quem somos exige coragem. Respeito as diferenças, educação nas palavras e força para se posicionar.
A Sagicon realiza a análise de perfil de personalidade e comportamental, ferramentas que contribuem para a integração dos times de forma saudável e favorável para o alto desempenho.
Com esse trabalho, é possível auxiliarmos as empresas nas questões estratégicas que envolvem as equipes. Se compreendermos as competências que podem ser exploradas, as que devem ser trabalhadas e quais devemos eliminar, podemos aumentar a possibilidade de mais assertividade nas escolhas dos sucessores e potenciais líderes construindo constância em resultados.
Lembre sempre que a organização está em movimento pelas pessoas, então vamos aprender a reconhecer as fases e características delas com a gente?