A habilidade de ser soft e o foco nas competências para 2022
Finalmente vinte vinte e dois chegou 🎊
E você, descansou?
Então, bora começar o ano em janeiro?
Ou você é do tipo que só liga o botão depois do carnaval? Que convenhamos, talvez nem tenha. O horário de verão não faz mais verão e quando pensamos em avaliar o ano que passou e prospectar o próximo, estamos só o Belchior…
“Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro.
Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”
Sem horário de verão, sem carnaval, então o que nos resta? contar o ano em feriados?
Esperamos que não, e que tal pensarmos SOFT?
Já adiantamos que o ALVO para 2022 é isso mesmo: flexibilidade e habilidades sociocomportamentais relacionadas ao coeficiente emocional. As soft skills deste ano estarão mais valorizadas em contrapartida de um mundo mais ágil e digital, ou seja, a realidade da indústria 4.0 versus a necessidade de humanização (que acaba ficando mais em evidência).
Segundo reportagem da Taqe sobre as tendências do mercado de trabalho a nível global, o Fórum Econômico mundial divulgou o relatório The Future of Jobs , e trouxe a última previsão que – “ 75 milhões de empregos serão deslocados, pois a automação e a integração tecnológica aceleraram e estão mudando o mercado de trabalho. Preocupações que chegam junto com esse dado é em relação ao desemprego em larga escala e o crescimento da desigualdade de renda. Entretanto, há boas notícias também. Essa transformação criará demanda de mais de 133 milhões de empregos – incluindo oportunidades e novas profissões que se relacionam diretamente com o avanço da tecnologia”.
Seguindo essa linha de mudanças significativas no mercado, é muito importante conhecer as
10 COMPETÊNCIAS PARA FOCAR EM 2022:
1 – Pensamento analítico voltado à inovação
Esteja atento a sites e notícias no ramo em que você atua, para aumentar a bagagem mental e manter o olhar treinado na análise de situações desafiadoras, que trazem a oportunidade de oferecer soluções inovadoras.
2 – Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
Essa competência complementa a primeira. Para se manter antenado, além de estudar conteúdos atuais é interessante também manter uma estratégia de aprendizado para não se afogar em meio a um mar de informações.
3 – Criatividade, originalidade e iniciativa
Ingredientes fantásticos para ideias inovadoras, mas precisam de curiosidade e espaços criativos, além do suporte organizacional para ambos. Quem é da área de RH deve estar sempre atento se a cultura organizacional da empresa carrega esse suporte em seu DNA.
4 – Design e Programação de Tecnologia
Mesmo que você seja de outra área, é interessante manter a curiosidade para entender o raciocínio por trás da programação. Todo e qualquer conhecimento adquirido nessa área, é válido por conta da valorização delas no mercado.
5 – Pensamento crítico e analítico
A crítica está relacionada a pôr em xeque argumentações consideradas verdadeiras com olhar analítico de comparação dos fatos. Questionar e repensar alternativas podem salvar muitos negócios.
6 – Solução de problemas complexos
Há algumas ferramentas disponíveis que podem ser úteis na hora de solucionar problemas complexos, entre elas: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Cinco Porquês, Plano de Ação 5W2H e PDCA. Todos esses potencializam a capacidade cognitiva de análise e tomada de decisões.
7 – Liderança e influência social
Liderança por influência – e os anjos dizem amém. Essa reinará em 2022 por exercer influência sem imposições de poder, visando relações sustentáveis e benéficas para ambos os ambientes internos e externos. Para tanto é preciso que o líder entenda que para liderar os outros, primeiro deve liderar a si mesmo e saber gerenciar suas emoções.
8 – Raciocínio, resolução de problemas e ideação
A criação de ideias e prática de soluções é a fonte para resolução de problemas, o Design Thinking é uma metodologia poderosa que contribui para o processo de ideação.
9 – Análise e avaliação de sistemas
Analisar o sistema de maneira macro, separar as partes e descobrir como ele funciona para atingir um objetivo específico, além de monitorar e avaliar de forma contínua nossos processos e atividades, tem o objetivo de buscar o melhor resultado, é isso é fundamental para a saúde da empresa.
10 – De olho no futuro
O grande desafio, portanto, é entender como cuidar das nossas emoções, de forma que essas sejam catalisadoras do nosso potencial e não inibidoras do nosso crescimento profissional e pessoal. E para isso é necessário conscientização e entendimento dos processos além de uma análise pessoal de autoconhecimento e superação.
Na Sagicon você encontra todas as ferramentas necessárias para começar o ano bem, em janeiro ou fevereiro como quiser.
O importante é encarar, enfrentar e sobreviver.
Então – Bem vindo 2022… ano passado eu morri mas esse ano eu não morro.
Fontes:
@taqeapp
@grou_gp
@labifinprovarfia